domingo, 29 de agosto de 2010

Projeto- Gráficos no Excel

Cursitas: Adriana Cristina Lopes Martins
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma : 3
Unidade: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Campo Grande, 14 de maio de 2010
Atividade 1.7 : Pesquisa sobre o Trabalho por projetos. Biblioteca



Pesquisando sobre projetos na revista escola com a edição “A tecnologia que ajuda a ensinar”,observei um projeto, na área da matemática que me interessou muito.
Projeto: Gráficos no Excel
Objetivo: Produzir, analisar e comparar gráficos em computador.
Conteúdos: Coleta e organização de dados, recursos visuais (gráficos e tabelas) para sintetizar informações.
Anos: 6º e 7º.
Tempo estimado: Cinco aulas.
Material necessário: Fita métrica e computador com o programa Excel.
Desenvolvimento: A classe seleciona um tema para pesquisa de dados. Uma sugestão é investigar dados do desenvolvimento físico, como a altura dos estudantes, a medição.Organize no quadro.
Proponha que a turma pesquise exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites para decidir o melhor jeito de apresentar os dados coletados: discriminar a altura de aluno por aluno ou agrupando-as?
Nesse último caso, seria possível, por exemplo, posicionar os dados em quatro faixas: 1,40 a 1,50 metro, de 1,51 a 1,60 metro, 1,61 metro ou mais. Peça que a turma decida as faixas mais adequadas aos dados.
Divida a classe em grupos, colocando-os em frente aos computadores. No Excel, peça que abram uma planilha e sugira que criem uma tabela com duas variáveis: as faixas de altura definidas e o número de estudantes. Selecionando a tabela e clicando no botão “assistente gráfico” de colunas. Convide-os a explorar os recursos do assistente introduzindo um título, retirando e acrescentando rótulos de dados e nos eixos x e y, linhas de grade etc. Discuta: em qual das opções a informações fica mais clara?
Com o auxílio do assistente, peça que a classe gere gráficos de barras, colunas, pizzas e linhas. Qual o melhor tipo para mostrar os dados coletados? A classe deve perceber que os gráficos de barras e de colunas são os mais adequados para comparar os valores de diferentes categorias, os de linhas para mostrar o sobe-e-desce de uma determinada variável ao longo do tempo e os de pizza para mostrar a proporção das categorias no universo pesquisado.
Avaliação: Verifique se a garotada compreende a necessidade de estabelecer categorias e se conseguiu criar gráficos e perceber a utilidade específica de cada tipo.
Se necessário, repita a atividade com a coleta de outros dados, como peso, idade etc.
Referência Bibliográfica: Revista Escola p. 53 edição de junho/julho de 2009 ano XXIV. Nº 223 com consultoria de Priscila Monteiro, coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, SP, e formadora do projeto Matemática É D+.
Análise
Este projeto mostrou como a tecnologia faz diferença em nossas aulas, pois envolveram os alunos em um conteúdo interessante na Matemática, mas difícil para os mesmos.
Como nossas escolas estão mudando para o Sistema Operacional Linux, vou preparar esse projeto para trabalhar com mais pesquisas, com alunos do Ensino Médio (1º e 2º anos) que ministro aulas e em parceria com o professor dos 3 anos.

Um comentário:

  1. Projeto maravilhoso, mas não foi possível aplicá-lo ainda, devido a várias situações.

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