domingo, 29 de agosto de 2010

Projeto- Gráficos no Excel

Cursitas: Adriana Cristina Lopes Martins
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma : 3
Unidade: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Campo Grande, 14 de maio de 2010
Atividade 1.7 : Pesquisa sobre o Trabalho por projetos. Biblioteca



Pesquisando sobre projetos na revista escola com a edição “A tecnologia que ajuda a ensinar”,observei um projeto, na área da matemática que me interessou muito.
Projeto: Gráficos no Excel
Objetivo: Produzir, analisar e comparar gráficos em computador.
Conteúdos: Coleta e organização de dados, recursos visuais (gráficos e tabelas) para sintetizar informações.
Anos: 6º e 7º.
Tempo estimado: Cinco aulas.
Material necessário: Fita métrica e computador com o programa Excel.
Desenvolvimento: A classe seleciona um tema para pesquisa de dados. Uma sugestão é investigar dados do desenvolvimento físico, como a altura dos estudantes, a medição.Organize no quadro.
Proponha que a turma pesquise exemplos de gráficos em jornais, revistas e sites para decidir o melhor jeito de apresentar os dados coletados: discriminar a altura de aluno por aluno ou agrupando-as?
Nesse último caso, seria possível, por exemplo, posicionar os dados em quatro faixas: 1,40 a 1,50 metro, de 1,51 a 1,60 metro, 1,61 metro ou mais. Peça que a turma decida as faixas mais adequadas aos dados.
Divida a classe em grupos, colocando-os em frente aos computadores. No Excel, peça que abram uma planilha e sugira que criem uma tabela com duas variáveis: as faixas de altura definidas e o número de estudantes. Selecionando a tabela e clicando no botão “assistente gráfico” de colunas. Convide-os a explorar os recursos do assistente introduzindo um título, retirando e acrescentando rótulos de dados e nos eixos x e y, linhas de grade etc. Discuta: em qual das opções a informações fica mais clara?
Com o auxílio do assistente, peça que a classe gere gráficos de barras, colunas, pizzas e linhas. Qual o melhor tipo para mostrar os dados coletados? A classe deve perceber que os gráficos de barras e de colunas são os mais adequados para comparar os valores de diferentes categorias, os de linhas para mostrar o sobe-e-desce de uma determinada variável ao longo do tempo e os de pizza para mostrar a proporção das categorias no universo pesquisado.
Avaliação: Verifique se a garotada compreende a necessidade de estabelecer categorias e se conseguiu criar gráficos e perceber a utilidade específica de cada tipo.
Se necessário, repita a atividade com a coleta de outros dados, como peso, idade etc.
Referência Bibliográfica: Revista Escola p. 53 edição de junho/julho de 2009 ano XXIV. Nº 223 com consultoria de Priscila Monteiro, coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, SP, e formadora do projeto Matemática É D+.
Análise
Este projeto mostrou como a tecnologia faz diferença em nossas aulas, pois envolveram os alunos em um conteúdo interessante na Matemática, mas difícil para os mesmos.
Como nossas escolas estão mudando para o Sistema Operacional Linux, vou preparar esse projeto para trabalhar com mais pesquisas, com alunos do Ensino Médio (1º e 2º anos) que ministro aulas e em parceria com o professor dos 3 anos.

Comentário do vídeo

Anotação aluno: Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica Observando o vídeo, percebe-se que a aprendizagem acontece nas salas de aula com cadernos, livros ,quadro, giz, na sala de tecnologia com atividades diversificadas, assistindo tv com programas, filmes e suas estratégias definidas, na apresentação de teatro, jogral, poesias, músicas e assim diversificando a todo momento. Adriana Cristina Lopes Martins
Listar comentários(1)
May 14 2010 05:11:46:000PM (Vanja Marina Prates de Abreu)
Observou bem Cristina, não se abandou uma tecnologia mais antiga por uma nova. Ao contrário, elas participam em momentos diferentes do contexto escolar.

Experiência- Sugestão de Aula

Cursista: Adriana Cristina Lopes Martins
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma: 03
Unidade:01
Campo Grande, 10/05/2010- MS
Atividade- 1.5- Experiência- Sugestões de Aula

Portal do Professor –Funções – Coordenadas Cartesianas

Autor: Carlos Alberto Jesus de Oliveira

Dados da Aula

- Objetivo: Representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas.

- Duração das Atividades: uma aula de 50 minutos.

Estratégia e recursos da aula
. Internet com o software Google Earth, que combina recursos de pesquisa do Google com imagens de satélite, mapas, terrenos e edificações em 3D para colocar informações geográficas do mundo todo à sua disposição. Comentários sobre relação que existe da localização de um ponto no sistema de coordenadas cartesianas com a localização geográfica das cidades, latitude e longitude, citando exemplos de estado, cidade, bairro e casa.
Em seguida usar papel quadriculado mostrando localização de pontos ( eixo x e eixo y).

Avaliação: Poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas nas aulas.

Opinião: Ótima experiência, pois traz interdisciplinalidade em matemática e geografia e interesse dos alunos, pois a tecnologia envolve muito os alunos.

Participação no Fórum sobre o vídeo do prof Ladislau

A fala do Professor Ladislau Dowbor é muito oportuna para nós cursistas. E diante dessa fala penso cada vez mais em uma escola para além de seus muros. A necessidade de conhecimento é muito grande, transmitir e articular conhecimentos é cada vez mais função do professor, percebo o aluno entediado diante de tantas “mesmices” dentro da grade curricular.

Existe na mídia e no dia a dia uma gama muito grande de informações o acesso a estas é cada vez, mas fácil, ajudar o aluno selecionar estas informações e transforma-las em formação deve fazer parte do objetivo do professor em seu planejamento diário. Educar para o mundo contemporâneo exige formação continuada do professor.


--------------------------------------------------------------------------------


Amarildo Rodrigues Monteiro May 18 2010 04:47:21:000PM

Concordo com seu posicionamento e acrescento mais um elemento para fazer parte do universo escolar: a humanização. Colaborar para que perante todas as informações absorvidas, alguns valores básicos sejam reintroduzidos no planejamento, conteúdo e vida.


--------------------------------------------------------------------------------


Vanja Marina Prates de Abreu May 18 2010 05:30:04:000PM
Este é um dos fatores que nossos jovens mais precisam neste momento histórico de "euismo" que estamos passando. Temos que resgatar um pouco o senso de humanitarismo de cada um de nós.


--------------------------------------------------------------------------------




Concordo quando você diz que nos professores devemos ter formação continuada, pois a cada dia a tecnologia e as situações do dia a dia estão cada vez mais avançada. Portanto a oportunidade de fazer esse curso é muito bom. Adriana Cristina Lopes Martins



Adriana Cristina Lopes Martins

Enviada em Jun 2 2010 05:58:50:000PM

--------------------------------------------------------------------------------


Observando a fala do prof. Ladislau Doubor que a escola deve repensar o papel sendo menos lecionadora e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimentos, significa que precisamos rever nossas propostas pedagógicas e nos prepararmos para uma escola de ensino profissionalizante, ou seja, observando o mercado de trabalho e a tecnologia que avança a cada dia.
Cursitas: Adriana Cristina Lopes Martins
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma : 3
Unidade 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
Campo Grande, 07 de Maio de 2010
Atividade 1.1 Quem sou como professor e aprendiz? Biblioteca.




Sou professora de matemática e gosto muito de desafios, então ensino e aprendo com os alunos.
A sociedade atual precisa de estímulos, pois as atrações são muitas e a escola não é a melhor atração.
Precisamos transformar nossas aulas em constantes desafios para estimular cada vez mais nossos alunos, procurando exercícios diferenciados, materiais atrativos e muitas informações direcionadas.
Estou em constante pesquisa para melhorar as aulas e com a ajuda dos alunos, tentamos fazer o máximo; não atingimos cem por cento, mas não podemos desistir, pois as Olimpíadas de Matemática, as provas externas, a prova Brasil são avaliações que requer conhecimento do conteúdo, interpretação das questões e muita atenção, portanto é preciso trabalhar de acordo com essas realidades e outras situações durante o ano letivo.
Mostrar ao aluno a importância dessas avaliações não é tarefa fácil, pois muitos não têm perspectiva nenhuma de vida, devido a situação familiar, mas não justifica, porque o mercado de trabalho procura sempre os melhores.
Tentar fazer a diferença é tarefa constante em nossa profissão, só não podemos desanimar.

Meu Portfólio

Meu Portfólio
O objetivo desse trabalho é registrar as atividades desenvolvidas no curso "Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação:Ensinando e Aprendendo com as Tic- 100h.
As mudanças são importantes, basta aceitarmos para modificarmos nosso convívio com o mundo.